Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre algumas técnicas para superar a infertilidade masculina, como é o caso da PESA e MESA, procedimentos da Fertilização In Vitro (FIV) que permitem a obtenção de gametas masculinos até mesmo nos casos onde não há espermatozoides no sêmen. Quer saber mais?
A infertilidade masculina
Muitas pessoas ainda acreditam que infertilidade tem a ver somente com problemas relacionados à mulher, o que é uma inverdade. Pelo contrário, a infertilidade masculina também existe e é caracterizada como uma condição complexa que pode ter origem em diversos fatores.
Entre eles, doenças genéticas, distúrbios hormonais ou cirurgias. Em algumas situações, pode acontecer também de o homem precisar de um acompanhamento individualizado para conseguir um filho biológico.
Um dos problemas que podem ser encontrados em um espermograma – exame que avalia as características físicas do sêmen – é a azoospermia. Ela é conhecida pela ausência de espermatozoides no ejaculado. Em síntese, mesmo que o homem tenha um volume considerável de sêmen, isso não quer dizer que ele seja fértil.
Pensando nisso, é de suma relevância abordar as técnicas PESA e MESA, que fazem parte daqueles procedimentos de recuperação espermática nos processos de Fertilização In Vitro.
PESA e MESA: o que são e para que servem?
Essas são técnicas da Fertilização usadas para coletar os espermatozoides dos epidídimos, que são ductos atrelados aos testículos que armazenam os espermatozoides no momento em que eles passam pela fase de maturação.
São procedimentos indicados para pacientes diagnosticados com azoospermia obstrutiva, ou seja, que produzem normalmente os espermatozoides nos testículos, mas não conseguem levá-los até o líquido seminal, uma vez que encontram obstáculos no caminho.
A Aspiração Percutânea de Espermatozoides do Epidídimo (PESA) é caracterizada como uma punção. Nessa técnica, o médico usa uma agulha fina que permite que o fluido do epidídimo seja aspirado. A PESA é feita com o paciente sob sedação, com a necessidade de bloqueio do cordão espermático.
Já a Aspiração Microcirúrgica de Espermatozoides do Epidídimo (MESA) é uma intervenção cirúrgica com anestesia. Nesse caso, é realizada uma incisão no escroto a fim de exteriorizar o epidídimo. Com o uso de um microscópio, examina-se os túbulos do órgão na busca por espermatozoides móveis.
Feitos os procedimentos, coleta-se o material que vai para a análise. Dessa forma, poderá ser feita a seleção dos gametas com melhores parâmetros de qualidade.
Vale dizer que as duas técnicas são essenciais para os processos de Fertilização, tendo em vista que representam a única alternativa capaz de obter os espermatozoides em casos de azoospermia.