O momento de procurar um especialista em infertilidade é sempre muito importante na jornada da tentante. Geralmente, ela toma essa decisão depois de receber um diagnóstico de problema ginecológico causador de infertilidade ou depois de tentar engravidar por seis meses a um ano (dependendo da sua idade) sem obter sucesso.
Depois de marcar a consulta, a ansiedade começa a aparecer. A mulher fica receosa a respeito do que será discutido e com medo de descobrir que suas chances de engravidar são baixas.
Infelizmente, também não são poucos os casos de mulheres que são desencorajadas por outros médicos a conceber filhos biológicos, fazendo com que a procura de um especialista já comece sem muita esperança. Mas não precisa ser assim! Somente uma investigação profunda pode dizer realmente quais são as chances de engravidar.
Por isso, hoje vamos contar como costuma ser essa primeira consulta com o especialista em infertilidade, para que a tentante possa se preparar adequadamente. Vamos explicar qual o melhor momento de procurar esse profissional, perguntas que ele poderá fazer à paciente, exames a serem solicitados e questionamentos importantes que a mulher deve fazer.
A hora de procurar o especialista em infertilidade
Se a mulher tem mais de 35 anos e quer engravidar, recomendamos procurar um especialista em infertilidade, especialmente se ela já estiver tentando conceber há seis meses sem sucesso. Após essa idade a reserva ovariana começa a ficar comprometida, e pode ser necessário fazer uma avaliação para encontrar estratégias que facilitem a concepção.
Se a mulher tem menos de 35 anos e está tentando engravidar há mais de um ano, sem sucesso, também é importante procurar o especialista em infertilidade, já que esse pode ser um indicativo de que alguma doença, desequilíbrio hormonal ou anomalia no sistema reprodutor pode estar prejudicando as chances de gravidez. Vale ressaltar, entretanto, que em muitos casos o problema de infertilidade está no parceiro.
E, por fim, casos de perda gestacional (aborto) de repetição também devem ser investigados por especialistas em infertilidade.
O que será discutido na primeira consulta com o especialista em infertilidade
Esse primeiro momento é importante para que o médico possa conhecer você e a sua história, estabelecendo uma relação de confiança. Ele irá levantar informações a respeito do seu caso e conhecer o seu histórico de saúde, para só então traçar um planejamento específico.
Algumas perguntas que o especialista em fertilidade pode fazer são:
- Há quanto tempo você está tentando engravidar?
- Há quanto tempo suspendeu o uso de métodos anticoncepcionais?
- Qual a frequência de relações sexuais do casal?
- Você já teve filhos?
- Você já sofreu um aborto?
- Já realizou algum tipo de cirurgia pélvica?
- Há histórico de IST (Infecção Sexualmente Transmissível)?
- Tem alguma doença crônica?
- É fumante?
- Com que frequência consome bebida alcóolica?
- Faz uso de drogas ilícitas?
- Faz uso de medicamentos?
- Você possui histórico familiar de infertilidade?
- Já fez algum tipo de tratamento de fertilidade?
Agora que você já sabe quais perguntas serão feitas, é mais fácil se preparar para saber respondê-las com segurança. Lembre-se que responder com honestidade é fundamental!
O médico também poderá solicitar tanto exames de imagem quanto laboratoriais, para avaliar a anatomia do sistema reprodutor, os níveis hormonais da mulher, sua reserva ovariana estimada e, se for o caso, exames genéticos para identificar possíveis síndromes causadoras de abortamentos. Temos um post bem completo sobre esses exames aqui no nosso blog!
Se o parceiro também estiver presente na consulta, ele também poderá ser encaminhado para a realização de espermograma, exame que mede a qualidade do esperma. Dependendo do caso, outros exames adicionais também poderão ser solicitados. Mesmo que ele não vá à consulta, a avaliação da presença de algum fator masculino causador de infertilidade é indispensável e deve ser sempre solicitada.
A primeira consulta com o especialista em infertilidade é uma grande oportunidade de tirar as suas dúvidas, especialmente aquelas que você tem vergonha de fazer para outras pessoas. Se necessário, anote todas as suas perguntas num papel e leve com você para a consulta.
Esse profissional está preparado para lidar com questões muito íntimas, por isso não deixe que o constrangimento te faça sair do consultório com dúvidas!
Se você tem uma amiga que também está procurando o tratamento de infertilidade, envie esse post para ela. Consultar o especialista é o primeiro passo para realizar o seu sonho!