Em sua participação no podcast “Quem Pode, Pod”, apresentado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, o também apresentador e humorista, Fábio Porchat, revelou que possui baixa contagem de espermatozoides.
A descoberta foi feita utilizando um teste rápido comprado em uma farmácia nos Estados Unidos.
Ele contou que comprou o teste por curiosidade e acabou descobrindo que não consegue ter filhos naturalmente.
Vamos saber mais sobre essa história e como esse tipo de teste funciona?
Como funciona o teste de fertilidade masculina comprado em farmácia?
Os testes de fertilidade masculina lembram os testes rápidos de gravidez em vários aspectos.
Sua apresentação é bem parecida e o resultado se revela de forma igual, com um risquinho para negativo e dois risquinhos para positivo.
Ele é composto por um frasco coletor, uma pipeta, um frasco contendo um líquido diluente de esperma e um dispositivo que indicará o resultado.
Esse teste visa apontar se cada ml de esperma contém, pelo menos, 15 milhões de espermatozoides.
Um lado vantajoso desse teste é a possibilidade de ser realizado em casa, por um baixo custo e sem precisar expor o homem ou o casal. Mas, em algumas situações, ele pode causar mais transtornos do que esclarecimentos.
Atenção à interpretação desse teste
Esse tipo de teste tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sua comercialização é permitida em nosso país. Além disso, as fabricantes asseguram uma eficácia acima de 98%.
Mas a interpretação isolada desse teste pode ser uma armadilha.
Isso porque ele vai indicar se o homem possui mais que 15 milhões de espermatozoides por ml de esperma, porém esse fator não é o suficiente para assegurar que ele seja fértil.
Além de uma quantidade mínima de espermatozoides, eles também precisam ser de boa qualidade. E isso os testes de farmácia não conseguem mensurar.
Por isso, para quem está tentando ter filhos, não basta apenas fazer esse teste e presumir que está tudo bem se caso aparecer os dois risquinhos. Se houver dificuldade para engravidar, é preciso procurar um médico para fazer um espermograma completo e descartar outras possibilidades.
Já para aqueles em que o teste acusou baixa contagem, o resultado pode servir como um alerta para procurar alguma técnica de reprodução assistida para ter seus filhos.
Foi isso o que Fábio Porchat fez, mesmo antes de saber que possui problemas de fertilidade.
Reprodução assistida para homens com baixa contagem de espermatozoides
Voltando à história do Fábio Porchat, ele já havia congelado alguns óvulos já fecundados, juntamente com sua esposa, pois o casal não planeja ter filhos por agora.
Sendo assim, esse diagnóstico não se tornou uma questão para o casal. Quando eles decidirem ter um filho, é só seguir com o processo de inseminação artificial e implantar esse embrião no útero da esposa.
Esse recurso também pode ser utilizado por homens que compartilham do mesmo problema que Fábio Porchat.