Certamente, você já ouviu falar ou conhece alguém que tenha a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um distúrbio endócrino, que acomete até 10% das mulheres em idade fértil.
A SOP provoca a formação de cistos nos ovários e anovulação crônica ou, em outras palavras, dificuldade para engravidar. Ela pode acometer mulheres de todas as idades, mas é mais frequente no início da adolescência.
Sintomas
A síndrome pode causar ausência de ovulação, ciclo menstrual irregular, surgimento de acne, excesso de pelos no rosto, nas costas, na barriga e nos glúteos.
Além disso, mulheres que têm ovários policísticos podem encontrar dificuldades para engravidar, desenvolvendo, ainda, diabetes e obesidade.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por um ginecologista depois de analisar os sintomas apresentados pela paciente e o resultado dos exames solicitados.
Feito isso, é possível começar o tratamento adequado, que, na maioria das vezes, é por meio de medicamentos que têm como objetivo proporcionar alívio dos sintomas e a regulação dos níveis hormonais.
Causas
A síndrome não apresenta uma causa certa. Porém, pode estar atrelada à genética, metabolismo, resistência à insulina, alimentação inadequada e falta de prática de atividade física.
Além disso, o sobrepeso e a pré-diabetes também são fatores que favorecem a SOP, assim como o aumento dos níveis de testosterona, que é o principal hormônio relacionado com o aparecimento dos cistos.
Tratamento
Adotar hábitos de vida saudáveis são fundamentais para o sucesso do tratamento. Mas vale lembrar que o tratamento deve ser feito segundo a recomendação médica. Isso significa que podem ser indicados medicamentos para aliviar os sintomas.
A exemplo, a pílula anticoncepcional ou flutamida. Outros remédios também podem ser utilizados para favorecer a gestação, como o clomifeno.
SOP e a gravidez
Como dito no tópico anterior, o especialista pode indicar medicamentos que induzem a ovulação, como é o caso do clomifeno.
Somando-se a isso, apesar de a menstruação em casos de SOP ser irregular, também acontece de a paciente poder ovular de forma espontânea, conseguindo uma gestação sem ajuda médica.
Contudo, o melhor é procurar um médico para aumentar as chances de uma gestação saudável, principalmente depois de um ano de tentativas sem sucesso.
A estimulação ovariana pode ser uma excelente alternativa e, assim sendo, uma clínica de reprodução humana poderá ajudar a mulher no processo.