Alguns tratamentos contra o câncer podem comprometer a fertilidade de homens e mulheres, dificultando seu futuro reprodutivo. Mas algumas condutas realizadas antes do tratamento oncológico podem ajudar a resolver o problema.
Para as mulheres, há 3 opções. A primeira é congelamento de óvulos, que é feito de 12 a 14 dias antes do início do tratamento oncológico e consiste na indução da ovulação para a coleta e armazenagem de óvulos maduros, que ficam congelados até um momento oportuno para a gravidez.
Outra possibilidade é o congelamento de embriões, que consiste em um processo bem parecido com o anterior. A diferença é que a fertilização já é realizada em laboratório após a coleta. Em seguida, vem o congelamento.
E por último, há a opção do congelamento de tecido ovariano, método em que a paciente é internada e o médico faz uma cirurgia por videolaparoscopia para tirar parte do ovário. Este tecido passa por uma preparação e é congelado em seguida. No futuro, ele é reimplantado e volta a produzir óvulos.
Para os homens, basta congelar o sêmen antes de iniciar o tratamento. Simples assim. Uma solução rápida, fácil e acessível.