Muitas mulheres e casais decidem tentar engravidar mesmo sem saber muito bem como está a saúde e o estilo de vida da futura gestante. Mesmo quando problemas de fertilidade não estão envolvidos e a mulher está numa boa idade reprodutiva, tomar algumas medidas para favorecer uma gestação saudável é importante.
Afinal, o objetivo será sempre permitir que o bebê se desenvolva o melhor possível, diminuindo ao máximo os riscos associados à gravidez. Para aquelas que já passaram dos 32 anos ou já sabem que possuem alguma condição que possa dificultar a concepção ou tornar a gestação mais arriscada, tomar esses cuidados é imprescindível! Vamos falar sobre isso?
Os cuidados que você deve ter antes de tentar engravidar
- Melhore sua dieta
A dieta ocidental, infelizmente, não é muito boa para a saúde da mulher. Rica em alimentos ultraprocessados, gordurosos e cheios de açúcar, esse tipo de alimentação pode ter consequências sérias para a saúde da mulher por ser muito calórica e inflamatória.
Além de causar ganho de peso e aumentar os riscos de ter diabetes tipo 2, se alimentar dessa maneira pode agravar e até iniciar processos inflamatórios que podem prejudicar as chances da mulher engravidar.
Dê preferência para uma dieta rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, nozes e castanhas, bem como carnes brancas e magras como frango e peixe. Claro que comer fast food ocasionalmente não faz mal, mas é importante avaliar se o que deveria entrar no cardápio de vez em quando acabou fazendo parte da sua rotina.
- Avalie seus hábitos
Você tem o costume de beber com muita frequência ou exagera no consumo de bebida alcoólica todo fim de semana? É fumante? Utiliza alguma droga ilícita ou tem o hábito de consumir medicamentos sem prescrição médica? Todos esses hábitos podem prejudicar a saúde da gestante e do bebê.
Muitas mulheres pensam que, quando tiverem a confirmação da gravidez, vão parar de vez com hábitos nocivos. Realmente, muitas delas conseguem cortar o álcool ou o cigarro rapidamente, mas outras continuam fumando e consumindo bebida alcoólica durante a gestação.
E, é claro, elas não fazem isso por mal: um hábito é algo difícil de mudar, por isso se você quer engravidar, mude seu estilo de vida antes mesmo de colocar esse plano em prática.
- Observe seu peso
Estar dentro do peso ideal para a sua idade e altura favorece a gestação, seja ela natural ou com a ajuda de tecnologias de reprodução humana, além de diminuir os riscos de complicações durante a gestação e preservar a saúde do bebê.
O excesso de peso e a obesidade estão associados a taxas menores de sucesso na concepção, bem como risco aumentado de diabetes gestacional. Para o bebê, os riscos são de perda gestacional, malformações e nascimento prematuro.
Estar abaixo do peso, com IMC menor do que 17 também traz riscos semelhantes. As chances de sucesso na concepção natural ou por meio da reprodução humana assistida são menores, e os riscos de aborto espontâneo, parto prematuro são maiores. Além disso, o bebê pode ter mais dificuldades de se desenvolver por falta de nutrientes.
- Cheque seu cartão de vacinas
Toda gestante precisa estar com o cartão de vacinas em dia, e você pode adiantar essa questão antes mesmo de tentar engravidar. É fundamental se imunizar contra tétano, difteria, coqueluche, sarampo, rubéola e influenza. Inclusive, se possível, receba a sua vacina da Covid-19 antes mesmo de engravidar.
- Faça as sorologias necessárias
Algumas infecções podem ser transmitidas para o bebê durante o nascimento. Saber a sua sorologia é importante para que a equipe médica conheça com precisão os seus riscos e possa tomar as medidas necessárias para preservar a saúde do bebê.
A mulher e o homem (caso o sêmen não seja obtido no banco de doadores da clínica) devem fazer testes para HIV, sífilis, Hepatite B e C, rubéola, toxoplasmose e HTLV.
- Suplemente com ácido fólico
O ácido fólico é um componente fundamental para as primeiras semanas de formação do feto, mais especificamente, do tubo neural. Geralmente, a mulher ainda nem sabe que está grávida quando essas estruturas começam a se desenvolver.
Por esse motivo, iniciar a suplementação com ácido fólico cerca de 40 dias antes de tentar engravidar ajuda a prevenir problemas na coluna e no sistema nervoso central do bebê, além de contribuir para uma gestação saudável.