Afinal, o que a mulher deve fazer para ser saudável? Com tantas orientações na mídia e a grande quantidade de informações falsas que circulam nas redes sociais, pode ser difícil para as mulheres entender quais medidas são realmente importantes para manter a saúde em dia.
Especialmente para quem planeja ter filhos no futuro ou já está tentando engravidar, cuidar da saúde é fundamental. Infelizmente, muitas mulheres não sabem que, a longo prazo, determinados hábitos podem acabar prejudicando sua função reprodutiva de maneira direta ou indireta.
De maneira geral, podemos dizer que quanto melhor a saúde de uma mulher, maiores são as chances de conseguir engravidar, naturalmente ou não.
Medidas importantes para preservar a saúde da mulher
Sabemos que, na internet, não faltam dicas simples para melhorar a saúde reprodutiva, a digestão, a respiração… mas a verdade é que para que a mulher seja saudável, o importante mesmo é adotar hábitos consistentes de autocuidado e ficar atenta aos momentos de realizar exames e procurar ajuda médica. Vamos explicar:
Alimentação saudável
“Você é o que você come” é uma frase que tem mesmo um pouco de verdade. Dietas ricas em ultraprocessados, gorduras e carboidratos simples estão associadas a uma série de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e até alguns tipos de câncer.
Para além de prejudicar a saúde como um todo, todas essas doenças podem dificultar as chances de gravidez e ainda aumentar os riscos de uma gestação de risco.
Vale ressaltar, também, que bebida alcoólica em excesso prejudica a saúde como um todo e pode causar alcoolismo. Cigarro, então, causa uma série de problemas, então é melhor não fumar!
Vida ativa
Além de ajudar a controlar o ganho de peso, a prática de atividade física regular contribui para a saúde como um todo. Todas as pessoas devem praticar exercício moderado pelo menos três vezes por semana para prevenir o desenvolvimento de câncer, melhorar o funcionamento cardiovascular e fortalecer a musculatura.
Tudo isso contribui para um envelhecimento com muito mais saúde.
Saúde mental
A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e, infelizmente, estamos vivendo numa era em que diversos fatores contribuem para o desenvolvimento de depressão, ansiedade e outros transtornos.
Ter um estilo de vida saudável, controlar as horas de trabalho, uso de redes sociais e manter um círculo de apoio próximo são formas de evitar o desenvolvimento de depressão e ansiedade. Entretanto, nem sempre é possível prevenir esse tipo de transtorno. Por isso, é importante que a mulher fique atenta aos sintomas e procure ajuda. Alguns deles podem ser:
- Mente acelerada
- Palpitação cardíaca
- Desânimo constante
- Sensação de falta de propósito
- Medo irracional
- Mudanças súbitas de humor
- Ganho ou perda de peso rapidamente
- Mudanças na frequência de sono
Ainda existe muito estigma em torno de problemas de saúde mental, o que leva as pessoas a demorar muito para procurar ajuda especializada e iniciar o tratamento adequado. Para as mulheres, que são as mais afetadas por esses transtornos, isso pode significar muitos anos de sofrimento e sensação de isolamento da família e dos amigos.
Sexualidade e contraceptivos
A sexualidade é um aspecto muito importante da vida adulta e da saúde como um todo. Ela promove intimidade com o próprio corpo e com o(a) parceiro(a)!
Na nossa sociedade, a sexualidade feminina ainda é um tabu, motivo pelo qual muitas mulheres escondem suas dúvidas a respeito do assunto e algumas passam muitos anos sem sequer sentir prazer nas relações sexuais.
Para além disso, os métodos contraceptivos também são importantes para as mulheres que vão se relacionar com pessoas do sexo masculino. Afinal, o ideal é que a gravidez seja planejada para acontecer no melhor momento possível!
Hoje, existem uma série de métodos disponíveis na rede pública e particular de saúde, como a pílula anticoncepcional, preservativo feminino e masculino, implante, diafragma, injeção hormonal mensal e trimestral, DIU hormonal e o DIU não hormonal. Cada um deles tem vantagens e desvantagens e é importante que a mulher faça a sua escolha de maneira informada!
Lembrando, é claro, que o único método contraceptivo que previne contra IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é a camisinha. Vale realizar testes regularmente e, é claro, procurar ajuda médica caso notar algo diferente na vulva ou vagina!
Rastreamento do câncer
O câncer de mama ainda é o tumor que mais acomete as mulheres, mas o câncer de colo do útero e o câncer colorretal ainda são comuns no sexo feminino. Todos esses tumores são rastreáveis por meio de exames periódicos que devem ser realizados a partir de determinada idade.
Algumas mulheres têm predisposição a desenvolver câncer. Se você tem casos de câncer de mama, intestino ou útero na família, é importante buscar acompanhamento médico para iniciar o rastreamento antes.
Vacinas em dia
Vacina não é só coisa de criança e adolescente! Mulheres adultas também devem ser vacinadas contra hepatite B, pneumonia, febre amarela, gripe, HPV, tríplice bacteriana e, agora, a vacina contra Covid-19 (já disponível para gestantes e puérperas).
Se você tem dúvidas se já tomou todas as vacinas importantes, leve seu cartão de vacinas até um posto de saúde para checar!
Seguindo essas orientações, a maioria das mulheres será capaz de levar uma vida saudável e preservar a fertilidade. A saúde é o nosso bem mais precioso, então tome as rédeas da sua vida e cuide do seu corpo, buscando ajuda médica sempre que for necessário!