O ácido fólico é um dos maiores aliados das mulheres grávidas porque ajuda no desenvolvimento do feto em fases cruciais, prevenindo uma série de problemas graves.pr.
Apesar de estar presente em uma série de alimentos, ingeri-lo na forma de suplemento é uma forma de ter certeza de que você está consumindo quantidade adequada de ácido fólico.
O que é ácido fólico
Ácido fólico é o nome dado à versão sintética do folato, uma das vitaminas do complexo B mais importantes para a saúde como um todo. Ele auxilia no metabolismo celular e na formação de novas células no corpo. Em adultos, o ácido fólico é fundamental no crescimento das unhas, pele e cabelos. Sabendo disso, dá para imaginar a importância desse micronutriente na formação dos bebês, certo?
Alimentos como espinafre, aspargos, abóbora, cenoura, quiabo, brócolis, bife de fígado, feijão de corda e abacate costumam ser ricos em ácido fólico. Por isso, mantê-los regularmente na dieta é muito importante. Porém, a versão sintética é considerada mais estável e absorvível.
Benefícios do ácido fólico para gestantes e tentantes
O ácido fólico é fundamental na formação do feto, principalmente nas primeiras semanas de desenvolvimento. Esse micronutriente reduz as chances de malformações no tubo neural, (estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal), causadoras de problemas como paralisia de membros inferiores, anencefalia e espinha bífida.
De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC), pelo menos metade dos casos de defeitos no tubo neural no mundo inteiro podem ser prevenidos com a suplementação de ácido fólico.
Para as tentantes, a suplementação é ainda mais importante. Primeiro, porque esse tipo de malformação começa quando a mulher ainda nem sabe que está grávida, motivo pelo qual o CDC recomenda o uso de ácido fólico para todas as mulheres em idade reprodutiva.
Segundo, porque diversos estudos apontam para maiores chances de concepção entre mulheres que utilizaram suplementação de ácido fólico.
Um estudo dinamarquês publicado no European Journal of Clinical Nutrition avaliou que, das participantes, as mulheres que utilizaram ácido fólico tinham 15% mais chances de engravidar em 12 ciclos.
Entre aquelas com ciclos irregulares, o uso de ácido fólico aumentou em até 35% as chances de ter um bebê.
Em pacientes passando por Fertilização In Vitro, o ácido fólico está associado a uma melhor qualidade do embrião e, consequentemente, maiores chances de sucesso no procedimento, de acordo com um estudo publicado em 2019 no Clin Med Insights Womens Health.
Além disso, o ácido fólico também tem um papel importante na neutralização do estresse e da inflamação do corpo, dois fatores que prejudicam a fertilidade feminina de maneira geral.
Suplementação de ácido fólico deve ser prescrita por médico
Assim como qualquer outro suplemento alimentar, é melhor ter orientação médica a respeito do seu uso correto. Principalmente porque o excesso de ácido fólico pode esconder os sinais de que a paciente está com deficiência de outro micronutriente importante, a vitamina B12.
Reserva ovariana: o que é e como preservar
Problema na tireoide? Entenda o papel desta glândula na fertilidade