Imagine fazer um teste de gravidez, dar positivo, e após alguns dias ou mas semanas o resultado se tornar negativo? Não deve ser nada fácil passar por isso. Mas, infelizmente, é uma realidade para várias mulheres e casais: trata-se da gravidez bioquímica.
O problema ocorre quando os níveis do hormônio hCG aumentam na corrente sanguínea da mulher, levando tanto exames de sangue quanto os de farmácia apontarem para uma gravidez. Mas em alguns dias ou semanas os níveis desse hormônio voltam ao normal, a mulher menstrua normalmente e, assim, a gravidez não ocorre.
Ou seja, a gravidez bioquímica é aquela gravidez que só foi diagnosticada através de um teste de hCG positivo, e não se desenvolveu até o período que seria possível a identificação da gravidez ao ultrassom.
Trata-se de uma gravidez que parou o seu desenvolvimento muito precoce, logo após a implantação do embrião, podendo ocorrer tanto em uma gravidez espontânea quanto em uma gravidez após um tratamento, até mesmo após uma fertilização in vitro.
Quais são os sintomas da gravidez bioquímica?
Num geral, a gravidez química é assintomática: não apresenta sintomas. Normalmente há um atraso menstrual de alguns poucos dias, ou então a mulher que está tentando engravidar, faz um teste de gravidez bem precoce, ainda sem que ocorra o atraso menstrual, e ele dá positivo.
Mas atenção: mesmo não apresentando nenhum sintoma, é importante que a mulher procure um ginecologista periodicamente e faça exames para saber se está tudo bem com o seu corpo e organismo.
Quais são as causas ou causadores da gravidez bioquímica?
Nem sempre é possível identificarmos uma causa para a gravidez bioquímica. Existem algumas hipóteses sobre o porquê elas ocorrem, mas não existem ainda meios para se diagnosticar a causa.
A principal hipótese seriam as anormalidades cromossômicas ou genéticas que dificultariam o desenvolvimento do embrião.
Outras possíveis causas seriam algumas alterações hormonais ou alterações no útero. Por isso reforçamos a importância de procurar um médico e fazer exames regularmente.
Quais podem ser as consequências da gravidez bioquímica?
Se uma mulher ou um casal está no processo de tentar engravidar e passam pela gravidez bioquímica, é natural que o episódio traga tristeza, estresse, ansiedade e frustração. Se for necessário, busque ajuda médica especializada para ter apoio psicológico. Pode ser de grande ajuda.
Exceto pelo abalo psicológico, a gravidez bioquímica não costuma levar maiores consequências para a saúde da mulher. Ela pode, inclusive, continuar tentando engravidar depois do episódio.
Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para ficar por dentro de tudo o que está relacionado à reprodução humana e saúde reprodutiva.