Muitas vezes ouvimos pacientes usando um termo quando na verdade estão se referindo ao outro. Para acabar de vez com as dúvidas, hoje vamos explicar a diferença simples entre climatério e menopausa.
Para acabar de vez com as dúvidas, vamos explicar a diferença simples entre climatério e menopausa, suas causas, sintomas e tratamentos.
Climatério ou menopausa?
O climatério se inicia entre 45 e 50 anos e é o período que marca a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.
Esta a fase antecede a #menopausa. No climatério, o ciclo menstrual ainda pode existir, mesmo que irregular, indicando que ainda há ovulação. Ou seja, ainda que seja raro, uma gravidez durante o climatério é possível.
A menopausa, por sua vez, se caracteriza pelo fim dos ciclos menstruais e, geralmente, ocorre por volta dos 50 anos. Quando ela ocorre por volta dos 40 anos, ou mesmo antes, é chamada de insuficiência ovariana primária, popularmente chamada de menopausa prematura ou precoce. Antes de a menstruação ser interrompida de vez, o ciclo fica irregular, podendo atrasar por um ou mais meses.
Os hormônios, nessa fase, começam a sofrer oscilações, gerando sintomas como as conhecidas ondas de calor e alterações na libido.
Sintomas do climatério e da menopausa
A maioria das mulheres começa a apresentar sintomas com intensidades variáveis já quando o climatério começa. Eles se intensificam conforme a concentração dos hormônios sexuais femininos diminui. Em algumas raras exceções, toda essa transição pode ser é assintomática
Os sintomas mais frequentes são:
– Ciclo e fluxo menstrual irregular;
– Alterações dermatológicas, perda de vigor da pele, queda de cabelos e unhas frágeis;
– Ondas de calor súbitas na parte superior do tronco, face e pescoço, acompanhados de sudorese, palpitação cardíaca e vertigens;
– Incômodo ao urinar e dor à relação sexual, devidos ao ressecamento na região íntima;
– Diminuição da libido.
Tratamento hormonal e práticas saudáveis
Uma das possibilidades de tratamento para essas duas fases da vida da mulher é a terapia hormonal da menopausa. Ela aliviará os sintomas físicos e emocionais durante o climatério. Outra vantagem do uso desses hormônios é que eles atuam como escudo protetor contra a osteoporose e o câncer colorretal.
Mas nem tudo são flores. As contraindicações da reposição hormonal merecem atenção, como o risco de doenças cardiovasculares, trombose e câncer de mama. É importante conversar frequentemente com seu médico para que vocês, juntos, avaliem o que é mais adequado para o seu caso.
Além disso, hábitos como se alimentar com equilíbrio, se exercitar, abandonar o cigarro e o álcool e se atentar à saúde bucal são essenciais para complementar o tratamento e amenizar os sintomas negativos do climatério.
E uma dica: não é porque a menstruação foi interrompida que a paciente não precisa mais de acompanhamento ginecológico. Continue visitando o profissional com regularidade.
Se você está passando por estes sintomas e tenta aliar essas fases da vida com a vontade de ser mãe, vamos conversar sobre possíveis tratamentos de fertilidade. Nossa equipe está pronta para te receber e orientar. 🕊️