Olá, tentantes! Um estudo realizado na Nova Zelândia e publicado no The Fertility Hub afirma que os exercícios físicos melhoram a #fertilidadefeminina e impactam positivamente no Índice de Massa Corporal (IMC). Essa conta, super famosa, onde dividimos o peso de uma pessoa por sua altura ao quadrado, nos indica números importantes para a manutenção da saúde. Vejam só:
· O IMC entre 18,5 e 24 é considerado saudável para uma mulher média;
· IMC ideal para a pré-gravidez fica entre 20 e 25;
· Excesso de peso: IMC maior que 25;
· Obesos: IMC maior que 30 – Fator de risco conhecido para infertilidade, gente!
· Baixo peso: IMC abaixo de 18,5 – Também representa um risco para fertilidade, sabiam?
Se você está abaixo do peso (IMC 18,5 ou menos) ou com #obesidade, o seu ciclo menstrual ficará desregulado, causando falhas na liberação de um óvulo. Já o IMC abaixo de 17,5 indica a presença de algum distúrbio alimentar!
O controle do IMC é basicamente feito com uma alimentação correta e exercícios físicos! Para as mulheres com o IMC considerado abaixo do normal, a prática excessiva de exercícios físicos ou de esportes muito vigorosos pode atrapalhar seus planos de engravidar. Portanto, esse grupo deve fazer atividades moderadas (caminhadas, danças com ritmos mais amenos, pilates e ioga, por exemplo) de três a cinco horas por semana no mínimo, ok?
Se você está acima do peso, faça uma dieta com orientação médica e se exercite! A cirurgia bariátrica só é indicada para mulheres com o IMC maior que 40, ok?
E se você deseja orientação médica para superar os problemas com a infertilidade, procure nossa equipe de especialistas. Os contatos estão na bio!